De acordo com a diretora de Pesquisa e Estatística da de Estado de Turismo (Setur), Helena Perez Amado Ladeira, a cidade já começou a trabalhar o conceito de turismo inteligente.
Para se consolidar cada vez mais como cidade turística, a Prefeitura de Araxá desenvolve ações para que o município seja um destino turístico inteligente. Esse conceito surgido na Espanha em 2016 e realizado dentro de três pilares – governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável –, já começou a chamar atenção da atual gestão municipal, por ser considerado uma nova forma de atuar com os pequenos negócios envolvidos direta ou indiretamente no turismo.
Recentemente, Araxá respondeu um diagnóstico encaminhado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para 264 cidades mineiras que constatou o potencial do município de se tornar um destino turístico inteligente. Esse conceito é novo no país e nenhum município brasileiro ainda conquistou essa denominação.
De acordo com a diretora de Pesquisa e Estatística da Setur, Helena Perez Amado Ladeira, a cidade já começou a trabalhar o conceito de turismo inteligente. “Araxá já está entendendo um pouco da importância de se evoluir para um destino turístico inteligente e, de uma forma ou outra, começou a trabalhar alguns fundamentos desse conceito como Wi-Fi, governanças e parcerias público-privada. É um primeiro passo muito positivo para evoluir no turismo”, ressalta a diretora.
A superintendente de Turismo, Régia Côrtes, reitera que fatores como ter grande parte do esgoto tratado e adotar o sistema de iluminação de LED nos bairros favoreceram para Araxá ser bem avaliada na pesquisa. “É um trabalho que está se iniciando. Vamos ter que desenvolver um projeto para o desenvolvimento de uma cidade com foco no destino inteligente. Vamos trabalhar em uma linha baseada na inovação, na tecnologia, na modernização, na liberação de Wi-Fi´s em espaços públicos e na capacitação de cada pessoa envolvida no trade para que esse diagnóstico se torne realidade”, destaca a superintendente.
Segundo Régia, o trabalho é amplo e requer uma parceria de todos os atores do trade turístico. “Precisamos desenvolver alguns trabalhos de imediato. Criar conexões, ter uma divulgação maior de Araxá nas redes sociais, chamar youtubers, tanto locais como pessoas que falam de turismo pelo país, para que eles possam divulgar nossa cidade como destino turístico inteligente. Estamos querendo criar alguns links de divulgação de produtos locais e um projeto de identidade gastronômica. Essas e outras ideias fazem nascerem situações diferentes para que um determinado destino comece a ser atrativo para as pessoas que visitam Araxá.”
Araxá no Mapa do Turismo Brasileiro
Araxá é um dos 276 novos municípios incluídos pelo Ministério do Turismo no Mapa do Turismo Brasileiro. De acordo com a classificação do mapa, o município está na categoria B, que são aqueles municípios de maior concentração de fluxo de turistas domésticos e internacionais e que oferecem melhor infraestrutura. Régia reforça os benefícios trazidos pela inclusão de Araxá no mapa do turismo brasileiro. “O turismo trabalha de forma regionalizada. Somos uma cidade turística que tem como um dos principais objetivos desenvolver ações focadas ao desenvolvimento do turismo. A inclusão de Araxá no mapa do turismo brasileiro significa trabalhar diretamente ligada a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e também ao Ministério do Turismo”, comenta.