A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, lançou, nesta quarta-feira (22), o Trabalho Técnico Social que será realizado com os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida - residenciais Max Neumann, Villa Verde e Villa Mayor.
A Iniciativa vai contemplar 1,5 mil famílias. O projeto compreende em um conjunto de estratégias, processos e ações, realizado a partir de estudos diagnósticos integrados e participativos do território. A assistente social Patrícia Dias, uma das gestoras da empresa Comviver (BH), vencedora da licitação para executar o projeto, explica que o trabalho terá cursos, oficinas e demais atividades que proporcionem uma maior integração da comunidade.
“O trabalho social envolve atividades práticas que também tenham reflexão, um pouco de teoria e que venham a levar as pessoas a fazer um elo entre o que já existe na cidade, as fortalezas do município, a rede que Araxá tem disponível para o cidadão e que ele possa ter conhecimento e acesso”, comenta a assistente social.
Os quatro eixos do projeto são trabalhar a mediação pela educação como ponte para a aprendizagem do fazer, do ser e do aprender a conviver; fortalecer a família como matriz socializadora, que valoriza e recria identidades, seja individual ou coletiva, resignificando histórias de vida e territórios na perspectiva da participação cidadã; desenvolver o sentimento de preservação da vida, do espaço ocupado ou a ser ocupado; do lar como patrimônio humano pela via do Trabalho Social e conviver para promover comunidade, lugar de raiz e fixação através do afeto; e do direito de morar e ser feliz.
O secretário municipal de Ação e Promoção Social, Edson Justino Barbosa, comenta que o projeto vai ser executado durante seis meses. “O trabalho é feito diretamente pela empresa e a secretaria, principalmente a de Ação e Promoção Social, que vai atuar de alguma forma como parceira. É um trabalho que eles realizam envolvendo as outras secretarias também. Têm atividades ligadas às áreas da Saúde, da Educação, do Esporte, do Lazer, então, é um trabalho bastante amplo”, ressalta.
Todo um histórico da empresa e de todo o trabalho desenvolvido em Minas Gerais foi apresentado aos convidados. Em seu discurso, o prefeito Aracely de Paula afirmou que a promoção de iniciativa do Grupo Comviver é extraordinária, e ressaltou a importância de auxiliar os moradores em transformar a casa em um lar.
“Casa para alguns pode ter essa concepção de esconderijo, mas a casa tem que ser um lar, o lugar do aconchego, o lugar da família, o lugar da união, o lugar em que a pessoa se sinta feliz e possa realmente se realizar como ser humano. Quando você assume três grandes empreendimentos imobiliários com casas construídas e tenta transformar todo esse empreendimento em um setor de humanização e convivência das famílias, é uma ação importante”, reitera o prefeito.
Empresa Comviver
A Comviver é uma empresa prestadora de serviços no ramo de pesquisa e desenvolvimento em ciências sociais e humanas, atividades de consultoria, fornecimento e gestão de recursos humanos.
Atua com capacitação na área de: saúde, educação, serviços culturais e serviços sociais, atividades de apoio a educação.
Organiza treinamentos, cursos, palestras e gerenciamento operacional e administrativo de gestão. Administra propriedades imobiliárias em condomínios e organiza regularização fundiária e de desenvolvimento profissional.