Planejamento urbano, fiscalização e preservação do meio ambiente. O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) oferece mais de 40 serviços à população e, somente no primeiro semestre de 2023, registrou mais de 25 mil atendimentos.
Entre os serviços ofertados estão solicitações para corte e poda de árvores; liberações e renovações de alvarás; declarações ambientais; denúncias ou reclamações; notificações; licenças de reformas; vistorias; restrições urbanísticas; unificações de área e emissões de laudos.
Os atendimentos realizados compreendem solicitações recebidas presencialmente, via e-mail, WhatsApp ou por telefone. Além das demandas referentes à fiscalização do cumprimento de leis, também são trabalhados vários projetos, como educação ambiental, coleta seletiva, arborização e análise de viabilidade de empreendimento.
De acordo com o superintendente do IPDSA, Vinícius Martins, as solicitações têm um prazo médio para tramitação, a depender do tipo e complexidade da demanda.
“O tempo médio de atendimento é de um a dois dias, como por exemplo, corte e poda de árvores. Já serviços mais complexos demoram um pouco mais, devido ao estudo e avaliação, como é o caso de parcelamento de solo urbano. Outro ponto que precisamos levar em consideração é em relação à qualidade dos trabalhos técnicos entregues para análise. Quando o projeto entregue é bem feito, diminui significativamente o tempo de diagnostico”, explica.
QR Code
O IPDSA também passou a disponibilizar QR Code para acesso às notificações, sem ter a necessidade de se dirigir pessoalmente à sede do instituto. “Todas as notificações são entregues na casa do morador e a implantação do QR Code veio com a finalidade de oferecer mais praticidade. Por ele, o cidadão consegue conferir se a notificação realmente é para ele e acessar as infrações, sejam em terrenos, casas, comércios, entre outros” explica Vinícius.
A população pode fazer solicitações e acompanhar processos diretamente nos canais do IPDSA, por meio dos números (34) 3661-3675 ou (34) 9.8861-4079 (Whatsapp) e via e-mail ( info@ipdsa.org.br ).
Entre os serviços ofertados estão solicitações para corte e poda de árvores; liberações e renovações de alvarás; declarações ambientais; denúncias ou reclamações; notificações; licenças de reformas; vistorias; restrições urbanísticas; unificações de área e emissões de laudos.
Os atendimentos realizados compreendem solicitações recebidas presencialmente, via e-mail, WhatsApp ou por telefone. Além das demandas referentes à fiscalização do cumprimento de leis, também são trabalhados vários projetos, como educação ambiental, coleta seletiva, arborização e análise de viabilidade de empreendimento.
De acordo com o superintendente do IPDSA, Vinícius Martins, as solicitações têm um prazo médio para tramitação, a depender do tipo e complexidade da demanda.
“O tempo médio de atendimento é de um a dois dias, como por exemplo, corte e poda de árvores. Já serviços mais complexos demoram um pouco mais, devido ao estudo e avaliação, como é o caso de parcelamento de solo urbano. Outro ponto que precisamos levar em consideração é em relação à qualidade dos trabalhos técnicos entregues para análise. Quando o projeto entregue é bem feito, diminui significativamente o tempo de diagnostico”, explica.
QR Code
O IPDSA também passou a disponibilizar QR Code para acesso às notificações, sem ter a necessidade de se dirigir pessoalmente à sede do instituto. “Todas as notificações são entregues na casa do morador e a implantação do QR Code veio com a finalidade de oferecer mais praticidade. Por ele, o cidadão consegue conferir se a notificação realmente é para ele e acessar as infrações, sejam em terrenos, casas, comércios, entre outros” explica Vinícius.
A população pode fazer solicitações e acompanhar processos diretamente nos canais do IPDSA, por meio dos números (34) 3661-3675 ou (34) 9.8861-4079 (Whatsapp) e via e-mail ( info@ipdsa.org.br ).