O projeto "Abrindo Novos Mercados para os Produtos de Araxá”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, avança e identifica aspectos para melhorar a competitividade dos produtos araxaenses. Esse projeto consiste no aumento gradual de novos mercados. As primeiras amostras dos produtos feitos em Araxá foram enviadas em março para uma grande rede de supermercados voltada para consumidores classe A/B, com várias unidades em pontos estratégicos de Belo Horizonte.
Foram levados água mineral, alimentos congelados, cachaças, café, doces, farinha, queijo mineiro, sabonetes, pimentas e temperos, oferecidos como degustação e ajudando na pesquisa de mercado.
Com os consumidores de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias identificou alguns pontos que atrapalham as vendas dos produtos de Araxá e está trabalhando para resolver essas questões.
Produtos de origem animal, como queijos e doces, precisam de licença do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e funcionários do município estão ajudando os empresários a conseguirem os documentos. A melhora na apresentação, com embalagens e rótulos modernos e melhor desenhados também está sendo estudada pelas indústrias. O preço foi outro aspecto apontado como inadequado e os empresários foram orientados quanto à readequação, para tornar os produtos mais competitivos.
Por último, o secretário Desenvolvimento Econômico e Parcerias Geraldo Lima Junior diz que está analisando uma forma de autenticar os produtos araxaenses, já que indústrias de outras cidades usam o nome Araxá como marca, iludindo o consumidor quanto à origem.
Apesar do desafio, Geraldo acredita que estabelecer a marca Araxá vai engrandecer ainda mais a cidade. “Os produtos que forem para fora da cidade podem despertar nos seus compradores, a vontade de vir passear aqui, já que a cidade de Dona Beja, ‘localizada no lugar alto de onde primeiro se avista o sol’ carrega no seu próprio nome, o componente forte e reconhecido em em todo país, que tornou o nome Araxá uma marca distinguida nos quatros cantos desse imenso Brasil”.